Mercado Livre

Submarino

Pages

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

É incrivel! Se não achar faça!

Bem, estava eu sem nada para fazer na internet (será que é possível?) e resolvi ver os preços de manequins para costureira, já que meu curso está acabando e eu pretendo me manter na ativa em casa mesmo, mas achei os preços muito 'salgados' e também os mais baratos não tinham um bom histórico de satisfação. Já sem esperanças encontrei um blog www.tofustudio.com.br/blog/?p=479 mostrando como fabricar um manequim de costureira com preços e materiais acessíveis e já estou me preparando para fazer o meu!

Espero que gostem da dica! Deixem um comentário e comentem também no Tofu lá tem vários outros posts legais!


***

- Materiais / orçamento (baseado nos preços que encontramos, ok?):


1 manequim de fibra ou plástico: $62 (esse é o preço de um forrado, mas você pode comprá-lo sem forro, com preço + camarada)
1 balaústre de madeira: $24
1 sapata de balaústre: $8
1 bola de madeira: $ 13
1m de malha: $7
1m de feltro automotivo: $10
12 cavilhas: $0,5 cada (meio no chute, porque já tínhamos em casa)
Parafusos tamanho 4: você vai precisar de uns 4, que deve custar $0,20 cada
Cola de contato: $ 5 (aquele potinho bem pequeno, não sei ao certo qto ml tem lá dentro )
Serviço de tornearia: $20
verniz marítimo fosco: qualquer restinho que você tiver em casa já vai quebrar o galho
usamos também refugos de madeira que já tínhamos em casa para fazer os pés do manequim e a tampa!
Total do nosso manequim: $ 155,80



Antes de tudo: pessoas, isso é apenas uma demonstração de como fizemos o nosso manequim, dá para ver que fizemos adaptaciones mil com o que tínhamos em casa e o que achamos em lojas. Então, a dica é soltar a criatividade, seguir esse PAP como linha mestre e fazê-lo de acordo com suas necessidades, materiais e mão-de-obra disponíveis, ok!

Primeiro: o pedestal! Optamos por fazê-lo em madeira, ficaria mais harmonioso, rebuscado e resistente. Escolhemos uma peça bem bonita de balaústre para escadas (é vendido em casas de material de construção), que serviu certinho, só tivemos que serrar um pouco para que a altura ficasse ideal. Os pés da base foram feitos à mão, com uma serra tico-tico, muita lixa e labuta, aff. Usamos o restinho da madeira que sobrou da nossa cama, um curupixá lindão, que, por sinal, combinou muito bem com a madeira do balaústre, yay!


Observem aí o molde de corte, desenhado sobre a madeira, que em seguida foi cuidadosamente cortada:

4 pés cortados e sendo lixados para aparar devidamente os cantos:

Furação da base do balaústre e inserção de cavilhas, passadas em cola branca, para acoplar aos pés:

Retirando o excesso de cola com uma escova de dentes, água e um paninho úmido:

Muita cola nessa hora: besuntando as cavilhas e os pés:

O que era assim (esquerda), ficou assim coladinho (direita). É só repetir o mesmo processo com os 4 pés que você já fez:

Finda esta etapa, vamos ao manequim propriamente dito! Tiramos todo o revestimento que veio com o manequim (espuma e malha), ele ficou só na fibra. Procurei revestir com um material mais robusto, que desse mais firmeza e que pudesse ser colado ao manequim (isso resolveria o problema da instabilidade da espuma sobre a fibra). Encontrei esse feltro aí em baixo (ele não é aquele que se usa para crafts, ele é bem mais rústico e forte, com um dos lados mais compactado, deve ser feltro automotivo, mas esqueci de perguntar na loja, sorry!)

Cortei um molde de acordo com as medidas do manequim, frente e costas:
Traçando e cortando:

Fechando todas as pences e os ombros (use uma agulha de tapeceiro, aquela curva e longa ;D, é bem mais fácil). Provando no manequim:
Colando o feltro na fibra: usamos cola de contato (vulgo cola de sapateiro). Aplicamos uma camada generosa tanto no manequim como no feltro (ao contrário da cola comum, é preciso esperar uns 20 a 30 minutos para que a cola seque um pouco ;D). Se o seu manequim é de fibra como este aí de baixo, muito cuidado, fibra de vidro dá uma coceira filha-da-mãe tremenda! Como o Yuji já trabalhou com fibra, ele já tem um certo traquejo com ela, mas se é a primeira vez que você encara o material, você vai sentir uns micro-fiapos na pele (é o inferno!)
(tirando o revestimento original do meu manequim, pude ver como é uma porcaria mal feito, uma camada fininha de fibra, cheia de buracos -mmm, é por isso que meus alfinetes varavam o manequim!- então cuidado ao manejar o seu, pois parece que ele quebra com certa facilidade). Cortamos mais alguns pedaços do feltro para preencher a cavidade dos braços e o pescoço, colamos tudo.

Depois a malha: compramos uma malha canelada bem melhor e mais encorpada que aquela que veio no manequim. A costura é bem simples, overlockamos como se fosse um tubo e fizemos os ombros e o pescoço assim ó:
a parte final: a tampa que cobre o pescoço! Compramos essa bola (ou pinha) torneada aí em baixo (geralmente usada em corrimões). Bem, o problema era a cor da madeira da tampa original que veio com meu manequim (foto à esquerda), ela era clara demais e não combinava com a bola e nem com o pedestal que fizemos, droga! Então procuramos o serviço de um torneiro e encomendamos uma tampa, feita ainda com um refugo do nosso curupixá e olha, ficou divino e casou perfeitamente com o tom da bola e com todo o resto, yes! Tudo foi lixado (muito!) e pintado com verniz fosco.

Aos que se animaram: bom trabalho, muita diversão e um manequim de sonho!

Livraria Saraiva

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Submarino

Livros - Submarino.com.br