Mercado Livre

Submarino

Pages

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Resenha do filme Ágora - A história de Hipátia, do Cristianismo e da Humanidade

O filme Alexandria, que no original tem o título de Ágora - muito conveniente já que era na ágora (praça) que ocorriam as decisões para a comunidade - busca retratar um período pouco iluminado da história ocidental. A partir do século IV, os romanos têm sobre as asas do Império diversos povos como os egípcios, persas, assírios, fenícios e hebreus e também culturas diferentes, pagãos, judeus, árabes e o recém criado movimento cristão. Os apóstolos fizeram a divulgação dos ideais de Jesus já crucificado por crimes contra o Império Romano e Paulo, homem letrado e influente, se juntou ao grupo crescente propagando uma mistura das diretrizes judaicas e os ensinamentos de Cristo. Em meio às crises, a filósofa Hipátia (Rachel Weisz) tenta manter seus alunos no caminho científico ao mesmo tempo em que é disputada por seu discípulo Oreste (Oscar Isaac) e seu escravo Davus (Max Minghella), mas mantém o celibato por acreditar-se livre como qualquer homem, sem poder prever que faria parte de um período decisivo na história da humanidade.


Hipátia tornou-se mestra em Alexandria após voltar de Atenas, onde completou sua educação em matemática, astronomia e filosofia com louvor e ao retornar assumiu a cadeira que fora de Plotino, tornou-se diretora da Academia de Alexandria aos 30 anos colocando em prática também os ensinamentos adquiridos por incentivo de seu pai Teón (Michael Lonsdaleque também era filosofo, astrônomo, matemático e também assumiu o posto de professor e diretor da Academia de Alexandria. Além de seus feitos acadêmicos Hipática era conhecida por sua beleza e sua recusa em casara-se, pois dizia estar casada com a filosofia.


Amenábar retrata na película o período de vida de Hipátia no qual ela leciona a mais ilustre das ciências: a filosofia. Durante suas aulas a astrônoma questionava os fenômenos naturais, físicos e químicos do mundo que a cercava, mas no final do século IV d.C. o Império Romano sofria com o confronto entres judeus e os cristãos que muito recentemente entraram na legalidade romana e Hipátia, apesar de ter entre seus alunos pagãos, judeus e cristãos, mantinha sua crença no conhecimento científico cujas dúvidas representavam-lhe, não o fim ou o mal, mas sim o impulso e o ideal de vida.


Entre os muitos discípulos famosos de Hipátia, são retratados no filme Oreste, que virá a torna-se prefeito de Alexandria e posteriormente cristão, para agradar as autoridades religiosas dominantes e que oferece casamento à professora diversas vezes, e Sinésio de Cirene (Rupert Evans), um entre tantos alunos que trocavam cartas com Hipátia sobre suas dúvidas morais e científicas, e por essas cartas foi possível conhecer os feitos da filósofa nas áreas da matemática, física e astronomia, apesar de não haver relatos históricos que demonstrem seu interesse no héliocentrismo tão abordado no filme de Amenábar.

Mas o personagem que dinamiza a película é o fictício Davus, que é o escravo de Hipátia, uma atitude irônica da filosofa frente aos seus pensamentos científicos, mostrada pelo diretor espanhol nas cenas iniciais entre estes dois personagens.

A fluidez ocorre em combinação com as decisões de Davus. No início, em todas as atividades de Hipátia, Davus está a sua disposição para servi-la e agradá-la e enquanto o faz, nutre por ela um amor platônico. Com o crescimento do cristianismo e a sua elevação de seita perseguida à religião oficial, Davus é mostrado como mais um fiel a procura de respostas para as suas dúvidas, mas encontra como resposta, na religião cristã, que não pode, nem deve haver dúvidas quanto à fé.


A partir daí o filme se movimenta com os atos violentos dos judeus para com os cristãos e dos cristãos para com judeus e pagãos e entre os atos mais radicais mostrados estão a destruição da Biblioteca de Alexandria maior fonte de conhecimento da época, que continha manuscritos científicos escritos pelos diversos povos conquistados pelos romanos, e os assassinatos que vieram na sequência incluindo o da própria Hipátia, assassinada por um grupo cristão extremista que a despi e apedreja e que antes a acusou de ateísmo e bruxaria, crimes novos para a época, baseados em passagens da Bíblia como a carta do apóstolo Paulo aos Coríntios e Efésios e para manter longe da comunidade alexandrina sua idéias filosóficas como também para dominar o prefeito Orestes que ainda mantinha fortes ligações com Hipátia.


O filme retrata um período histórico conhecido por historiadores de todo o mundo, mas que não se propaga por questões religiosas evidentes e que requer o desprendimento de conceitos que são pilares da sociedade atual quando são retratadas em seu principio violento e autoritário e que ganha nova roupagem com o passar dos anos em que o Cristianismo se difunde. Mas mesmo com o Império Romano cristianizado em 391 d.C. as ciências sobreviveram pelo empenho de poucos homens e mulheres que, assim com Hipátia, foram “casados” com a verdade provável e questionável e que enfrentaram as dúvidas morais e religiosas de outros séculos, incluindo o atual.


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Minimalismo em Posters - Christian Jackson

I love minimalism!

       Quão mais sutis são as coisas, mais elas requerem de nós uma busca de nosso conhecimento já adquirido - o tal do conhecimento prévio. Acredito que por isso eu goste tanto do estilo minimalista no que se refere ao conceito de arte ou até mesmo da literatura.

       No site das Garotas Nerds havia um post sobre um série de posters do artista gráfico Christian Jackson cujo tema era os contos de fadas infantis. Simplesmente adorei.
 
       Os posters estão à venda neste endereço pelo preço de $21,35 sem frete. Segue as maravilhas abaixo:


A Princesa e a Ervilha 
Chapeuzinho Vermelho - meu favorito!
Cachinhos Dourados e os três Ursos
Rumpelstiltskin - Cuidado ao repetir!
Os três Porquinhos
Branca de Neve
Patinho Feio
João e Maria

Ache mais exemplos de minimalismo neste site legal.

E para curtir mais minimalismos olha só a turma dos Muppets. Será que dá para identificar todos!?


E neste link alguns posters de filmes em estilo minimalista!

Beijos!

Livraria Saraiva

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Submarino

Livros - Submarino.com.br