Mercado Livre

Submarino

Pages

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Hinamatsuri

O Festival das Bonecas --- O Dia das Meninas


No dia 3 de Março (terceiro dia do terceiro mês) os japoneses comemoram um dia único só para as meninas. As bonecas dominam os ambientes nas lojas e nas casas, pois, segundo a tradição, são capazes de absorver os maus espíritos e assim trazem saúde e felicidade para a vida das meninas.
Conhecido também como Hinamatsuri, a data tem como ritual a montagem de altares com panos vermelhos em degraus, chamados de hinadan, onde são dispostas bonecas, que representam a família imperial, os serviçais e os músicos.

A ordem de disposição das bonecas (hina = boneca) é criteriosa. No primeiro andar devem estar o imperador e a imperatriz que se apresentam na frente de um biombo dourado que representa a riqueza do palácio ao lado do casal real, duas luminárias (bonbori).

No andar abaixo ficam três damas da corte que, em variação, podem estar duas em pé ou todas sentadas. Levam consigo saquê e são intercaladas por bandejas de arroz.
No terceiro andar ficam os músicos que são cinco e são responsáveis por animar a festa.

No quarto andar estão dois ministros um mais velho (Sadaijin) escolhido por sua experiência e sabedoria e um mais novo (Udaijin )
O quinto andar tem duas árvores: uma laranjeira à direita e uma cerejeira à esquerda, no centro estão três servos imperiais beberões.

Os últimos andares têm variações, mas geralmente levam os utensílios da corte e comidas típicas da data como o hishimochi cujo formato em forma de losangolo representa o coração.

Nenhum comentário:

Livraria Saraiva

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Submarino

Livros - Submarino.com.br