Mercado Livre

Submarino

Pages

domingo, 15 de maio de 2011

I Encontro Estadual de COM-VIDA

Estive nos últimos dias 11, 12, e 13 em Salvador para o I Encontro Estadual de COM-VIDA nas escolas. Fui acompanhada de uma amiga e aluna Eliziane Costa e apresentamos a COM-VIDA da nossa escola e os nossos projetos para esta ano. Abaixo a reportagem da SEC com Eliziane e ilustrada com sua foto e algumas fotos que tiramos do evento:



Encontro apresenta Comissões de Meio Ambiente das escolas



Clique para ampliar
Uma mostra de atividades escolares voltadas para o bem estar socioambiental marcou, na quinta-feira (12/05), o segundo dia do I Encontro Estadual das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Cerca de 300 pessoas participam do evento, que acontece, até esta sexta-feira (13), no Hotel Vilamar – Amaralina, em Salvador.
Presentes em 98 escolas estaduais da capital e do interior da Bahia, as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida trazem vida nova às escolas e às comunidades. Segundo a estudante Eliziane Moraes Costa, do Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado (a 240 km de Salvador), depois da COM-VIDA, todos estão mais conscientes e empenhados em resolver problemas e acabar com maus hábitos.
No município, Eliziane Moraes conta que o destino do lixo rural e a poluição do Rio Jucutinga estão entre as maiores preocupações dos estudantes: “a cidade é pequena e tem coleta de lixo da área urbana. Junto com os professores, estamos pensando uma forma de melhorar essa situação. É complicado porque só temos uma caçamba de lixo, mas não vamos desistir”. Sobre o rio que esteve bastante degradado e agora vive melhor, ela declara: “Foi uma pontinha que começou a deslanchar. Conseguimos apoio da prefeitura para a limpeza, mas ainda precisamos de mais”.
Sustentabilidade – As Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA)  integram o Projeto Juventude em Ação e têm a responsabilidade de criar espaços de socialização da educação ambiental dentro das escolas. “São instrumentos para fortalecer ações voltadas para a sustentabilidade nas escolas em todas as suas dimensões: currículo, gestão e estrutura física”, ratifica a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Solange Rocha.
De acordo com o diretor de Projetos Especiais da Secretaria, Paulo Valente, até 2014, “o número de Comissões de Meio Ambiente nas escolas deve aumentar, tanto por iniciativa da Secretaria da Educação, como por iniciativa das próprias escolas que, a partir de agora, funcionam como multiplicadores para defender a ética, a cidadania e o respeito à vida”.
Multiplicadores – O Estudante Edson da Cunha, este ano, precisou mudar da Escola Estadual Vale dos Lagos para o Colégio Estadual Davi Mendes, ambos em Salvador, mas não abriu mão de representar a COM-VIDA da antiga escola no encontro. Os planos de Edson agora envolvem a implantação da comissão no atual colégio. “Eu estou preparando um jeito de me juntar com uns três ou quatro colegas para apresentar a COM-VIDA, porque a idéia é muito legal. Interagem professores, alunos, gestores e ajuda a resolver muitos problemas da escola, além de criar projetos para comunidade”, diz Edson.

Fotos:
Eu, a professora Lia (DIREC 29), Raquel Trajber coordenadora geral de Educação Ambiental do MEC e Eliziane
Primeiro dia: recebimento do Selo COM-VIDA

A palestra do Professor Doutor Asher Kiperstok sobre Sustentabilidade e
 apresentação do Programa de Uso Racional da Água e Energia nas Escolas 
Nossa apresentação no segundo dia de evento. Oh nervoso!

A estudante Eliziane entregou à representante do MEC, Raquel Trajber,
o jornal desenvolvido no Rômulo Galvão com contos, poesias
 e memórias dos alunos.
Eu, Eliziane e o organizador do evento Fábio Barbosa técnico da coordenação de
Educação Ambiental da Secretaria da Educação, 
com um dos banners
que levamos para ilustrar nossas realizações com a COM-VIDA
Eliziane e eu com nosso segundo banner
A repórter da Secretaria de Educação entrevistando Eliziane
 sobre as realização da COM-VIDA  no Rômulo Galvão e na cidade de Elísio Medrado
Com a mão na massa já no terceiro e último dia de evento. Tiveram oficinas diversas e eu fiquei com a de tintas naturais. As oficinas foram realizadas no Colégio Estadual Dr Luiz Rogério Souza
Os alunos do Colégio terminando a nossa oficina. A tinta utilizada é feita com argila,
como era no tempo dos homens das cavernas
A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação do
 Estado da Bahia Solange Rocha já no último dia de evento


Nenhum comentário:

Livraria Saraiva

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Submarino

Livros - Submarino.com.br