Mercado Livre

Submarino

Pages

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tudo tem limite!!

Para quêr servem os livros?
- Para ler! Alguns responderiam. OK!
E os livros didáticos? _ Para estudar... Óbvio!
Daí conclui-se que quem, escreveu o dito livro sabe mais que você. Qual não é a reação quando nos deparamos com AQUELE ERRO.
Não estou dizendo que eles não podem errar. Os escritores, editores e redatores são tão propenssos à erros quanto qualquer um de nós, mas há limites até para esses erros.
Antes de chegar as prateleiras e as escolas os livros didáticos passam por várias revisões que garantiram a sua qualidade, mas qual é a qualidade de quem avalia se esse livro está correto ou não?
Trocar lçetras, ausência de sinais até textos cortados chegão a 'parecer' acidente técnico, mas quando os estudantes passam a receber informações distorcidas e teorias inconclusas é mais que natural um sentimento de revolta.

Vários são os exemplos no Brasil de pessoas que se sentiram ofendiadas com o conteúdo ensinado por livros didáticos exmplos não faltam:



Até a matéria Geografia que muda de maneira quase imperseptível aos olhos estudantis, já sofreu abusos que geraram perplexidade:


No mapa ao lado o Paraguai e o Uruguai foram invertidos e o nome do Paraguai aparece também dentro da Bolívia. Outra incorreção é a não inclusão do Equador no mapa "Fronteiras Permeáveis".

Quando as crianças chegam em casa com desanimo aos estudos ou falando coisas absurdas quem vai pensar em responsabilizar o livro!







Nos Estados Unidos da América o absurdo chegou os ponto de arrancar do Brasil 1/3 do seu território, para informar aos alunos que a Amazõnia "É Território Internacional Protegido Pela ONU". Alguém pare o mundo que eu quero descer!!
Os livros não apenas ensinam errado como também tentam influenciar as futuras mentes.











Agora... Quando matérias exatas começam a sofre metamorfoses é porque o mundo está perdido!
Para gerar todo esse texto e pesquisas esses assuntos eu tive que tomar o útimo tapa!
Há vários anos eu tenho uma diversão particular. Encontrar erros em todos os livros que passam pela minha mão é divertido achar a letra que estava faltando e se perguntar onde foi parar o resto do texto que você estava lendo. Mas quando você se depara com o livroi de matemática que diz que a x b = 7 , há algo muito, muito errado!
Tem outra matéria embaixo sobre os livros de Biologia.


Quando as crianças e adolescentes estiverem falndo absurdos ou simplesmente não entendendo aquilo que lhes é passado, pare e pense se a culpa é realmente delas!




Nenhum comentário:

Livraria Saraiva

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Submarino

Livros - Submarino.com.br