Mercado Livre

Submarino

Pages

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Educação (2009) - Lone Scherfig

Semana passada resolví por em dia alguns filmes pendentes. Para alguns eu nutri grandes expectativas, mas assistir outro somente por diversão.
Comecei com Escritores da Liberdade depois Educação e por útimo Garota Infernal.
Bem.. o post é sobre Educação (An Education - 2009), dirigido por Lone Scherfig, roterizado por Nick Hornby e baseado nas memórias da jornalista Lynn Barber.

O filme conta a história de Jenny Carey (Carey Mulligan) uma garota de 16 anos que vive com a família no subúrbio londrino em 1961. Jenny é inteligente e bela, mas sofre com o tédio de seus dias de adolescente e aguarda impacientemente a chegada da vida adulta. Seus pais alimentam o sonho de que ela vá estudar em Oxford, mas a moça se vê atraída por um outro tipo de vida e passa os seus dias escultando Juliette Greco e sonhando em viajar para Paris. Quando conhece David (Peter Sarsgaard), um  homem charmoso e cosmopolita de trinta e poucos anos, vê um mundo novo se abrir diante de si. Ele a leva a concertos de música clássica, a leilões de arte, e a faz descobrir o glamour da noite, deixando-a em um dilema entre a educação formal e o aprendizado da vida.
O filme é muito bem estruturado em sua época e a personagem principal nos dá uma amostra do que seriam as décadas de 60 e 70 com a liberação feminina.
É importante assistir o filme focando na Jenny e nas suas escolhas, pois é basicamente isso que o filme retrata. Não é o romance ou o drama que nos infiltra no filme, mas as dúvidas da personagem e a maneira sensivel e real como elas são mostradas.
É um filme recomendadíssimo que na minha escala de 1 a 5 estrelas ganhou 4,5, perdando apenas no quesito continuidade, porque o David simplesmente some no final do fim sem maiores esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Livraria Saraiva

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Submarino

Livros - Submarino.com.br