Mercado Livre

Submarino

Pages

segunda-feira, 7 de março de 2011

William Faulkner

   Olá! Eu estou em pseudo-férias (pulando de semestre) e para finalizar a matéria de Teoria Literária eu e meus colegas apresentamos um seminário sobre O Som e a Fúria de William Faulkner, que foi o autor que estudamos durante todo semestre. Achei que ele daria um excelente post, então...

   William Falkner ( isso mesmo, ele só colocou o "u" depois ) nasceu em New Albany, 30 anos após a Guerra de Secessão que devastou o Sul dos Estado Unidos de todas as maneiras possíveis. Faulkner soube como ninguém representar o estado deplorável que se tornou estados como o Alabama, Mississipi, Louisiana, Flórida, entre outros. Os estados derrotados na guerra eram, basicamente, constituídos por famílias tradicionalistas, aristocráticas, escravocratas de origem inglesa e de religião protestante.


   Nos livros de Faulkner essas características são enfatizadas, de forma que a hipocrisia dos sulistas puritanos é sempre posta em evidência. Gravidez fora do casamento, casamentos arranjados, racismo, assassinatos, adultério, lascividade, agressão, etc. O que não falta nas obras de Faulkner são polêmicas e isto torna seus livros muito mais interessantes, na medida que o pior dos outros está sempre em destaque.


   Muitos desistem da leitura das obras de Faulkner pois consideram-na complicada e fora dos padrões. Não estão errados! As leituras que fiz realmente se mostraram complicadas, mas depois de um tempo você se acostuma, quanto a 'fugir dos padrões', ele realmente não segue; ele cria padrões. Faulkner é extremamente habilidoso no chamado "Fluxo de Consciência" que consiste em monólogos psicológicos dos personagens dos livros e isto determina que é o leitor que deve 'juntar os pontos' e formar os fatos (nem tão precisos) da história. Outra condição interessante é que diversos personagens seus aparecem em várias obras em momentos de vida distintos.


   É um gênio e assim sendo ganhou diversos prêmios importantes (não que prêmios determinem que é ou não importante) como: Pulitzer em 1955 e 1963 e o Nobel de Literatura em 1949.

  Trabalhou para Hollywood para poder se manter e roterizou os filmes: Vivamos Hoje, Today We LiveCaminho da Glória; The Road to GloryUma Aventura na MartinicaTo Have and Have Not À Beira do Abismo, The Big Sleep; Terra dos Faraós, Land of the Pharaohsdireção de Howard HawksNavio Negreiro, Slave Ship, direção de Tay Garnett.



   Este ano saiu a notícia que o ator James Franco irá produzir uma adaptação de Enquanto Agonizo, agora é torcer para dá tudo certo.


   Leiam! Eu tenho certeza que gostaram. Estranharam, mas gostaram!

Nenhum comentário:

Livraria Saraiva

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Submarino

Livros - Submarino.com.br