Mercado Livre

Submarino

Pages

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Um Pé de Quê?

O programa Um Pé de Quê? é produzido pela Pindorama Filmes de transmitido pelo Canal Futura. Regido pela singular Regina Casé, o programa já tem 10 anos de seguimento e diversas árvores e comunidades retratadas.
Como a Regina falou no primeiro programa: "Quando você aprende o nome de uma árvore, aprende um monte de outras coisas juntas - mesmo que você não queira!".
Não se contendo mais a flora brasileira, o programa galgou outros países, outras árvores, outras culturas. Primeiro o continente africano e agora o Japão!

Hoje às 22:00hs a Regina estará de volta para apresentar o especial Um Pé de Quê? Sakura!

Veja a vinheta!




Dia 22 - Neste episódio, o programa apresenta a Sakura, Prunus Yedonensis, no Jardim Botânico da Universidade de Tóquio. Guiada pelo biólogo Jin Murata, diretor da instituição, Regina Casé descobre que existem mais de 50 espécies de cerejeiras e que a Sakura Somei Yoshino – tema do episódio – é um híbrido do cruzamento entre a Prunus subhirtella e a Prunus serrulata. Numa loja de departamento provamos a flor de Sakura em uma marmita “bentô”. No Ueno Parque Regina Casé vai participar de uma festa do Hanami - prática de contemplação de flores. Às 22h.

Dia 29 - Na cultura japonesa, a Sakura simboliza a natureza efêmera e a intensidade da vida, a mortalidade, a beleza, a felicidade extrema que não dura para sempre. Em entrenvista com a professora Emiko Ohnuki-Tiernry, da Winconsin University, Regina descobre que esse símbolo do Japão tem origem em crenças rurais e que foi usado como inspiração na missão suicida dos Kamikazes, na Segunda Guerra Mundial. Em viagem a Kyoto, Regina Casé vai à apresentação de gueixas do teatro Gion Kobu Kaburenjo e conhece o Caminho do Filósofo, dois quilômetros de cerejeiras floridas. Às 22h.

Dia 6 Qual a relação da cultura japonesa com a natureza? Em Kyoto, Regina Casé visita os jardins zens do templo Ryoan-ji , Templo Kinkakuji e Templo Ginkakuji. No jardim zen do templo Tenryu-ji Regina conversa com o monge Josho Toga. Em Tokyo, no Roppongi Hills Mohri Garden, Regina entrevista um dos maiores paisagistas japoneses, Hachiro Sakakibara. Às 22h.

Dia 13 Os japoneses têm relação muito especial com as plantas. É comum andar nas cidades e ver árvores cobertas com palha para ficarem protegidas do frio. Ou árvores centenárias cuidadosamente escoradas para não perder parte de seus galhos. Regina conhece algumas das espécies de árvore mais presentes no cotidiano dos japoneses. Além da estrela Sakura, ela conhece o pinheiro Sugi – muito usado para reflorestamento, mas cujo pólen provoca alergia em muitos japoneses – e as inúmeras utilidades e simbologias do bambu.Às 22h.


Não perca!
Um Pé De Quê?
Toda quarta, às 22h
Reprises: quinta, 13h30; sábado, 16h; domingo, 19h; quarta, meia noite.


*Canal Futura

Nenhum comentário:

Livraria Saraiva

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Submarino

Livros - Submarino.com.br